Quarta, 23 de Outubro de 2019.
[02/2011] Brasil precisa de inovação
A inovação pode ser o fiel da balança

no aumento das exportações brasileiras. O exemplo mais claro e palpável é o plástico biodegradável, que já é cobiçado pelos países mais desenvolvidos do planeta. Mas a especialização brasileira também está presente em outros mercados. Exemplos não faltam nos ramos de autopeças, motores, máquinas de terraplanagem e perfuração.

Acostumado a ter cadeira cativa entre os maiores produtores globais de commodities, o Brasil precisa agora avançar na comercialização de produtos com maior valor agregado. O discurso proferido na manhã de ontem pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Alessandro Teixeira, deixa claro a importância do investimento em inovação como única solução para alavancar as exportações brasileiras. De acordo com ele, a política de desenvolvimento produtivo do governo envolve vários órgãos públicos, como o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e também entidades do setor privado, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Na opinião do secretário, não é possível negar que o Brasil é especialista na comercialização externa de minério de ferro e de alimentos, os dois produtos mais exportados pelo País no mês de janeiro.

Nesses campos, a situação deve permanecer a mesma, mas é preciso adicionar valor aos demais produtos brasileiros.

Dados da balança comercial de janeiro, divulgados ontem, mostram exportações de US$ 15,215 bilhões e saldo de US$ 424 milhões. O resultado é animador, pois normalmente o Brasil acumula déficit em janeiro. Além disso, este foi o melhor desempenho em volume exportado de toda a série histórica.

Teixeira ressalta que a análise da balança comercial mostra o potencial do mercado exportador brasileiro, "que aumentou o volume das suas exportações e diversificou seus mercados".

Agora o Brasil deve passar para a próxima fase da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), quando o governo dará atenção especial a setores cujas exportações têm grande potencial de aumento.

Fonte: www.dci.com.br...
COPYRIGHT © - RADAR AUTO PEÇAS - 2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.