Quarta, 23 de Outubro de 2019.
[10/2009] Trabalhadores das autopeças do Grande ABC conquistam aumento de salário
Do Diário OnLine

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou na noite desta segunda-feira que, após dez dias de mobilização, 85% os trabalhadores do setor de autopeças (grupo 3) conseguiram um aumento real de salário de 6,53% (índice composto por 4,44% de reposição da inflação mais 2% de aumento real), além do abono. Os outros 15% restantes, que trabalham em empresas de pequeno porte, também terão o mesmo aumento, que será ratificado na próxima quarta-feira.

Segundo o sindicato, um total de 75 empresas fechou acordo após o decreto da paralisação. Os trabalhadores dos demais grupos da categoria - 2,8 e fundição - mantêm a estratégia da greve e seguem mobilizados, enquanto o sindicato negocia a pauta de reivindicação com as fábricas. Haverá negociações com os três grupos nesta semana.

De acordo com o presidente do sindicato, Sérgio Nobre, a convenção coletiva, que será assinada com o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), preserva a igualdade salarial entre a categoria. "Começamos a campanha enfrentando realidades diferentes e chegamos a um ponto de equilíbrio, garantindo o mesmo aumento real para todos no grupo", disse o dirigente.

"A estratégia foi vitoriosa. Tanto que conquistamos a convenção coletiva. Esse foi nosso objetivo inicial, já que acordos por fábrica impõem uma diferença na categoria que não nos interessa", afirmou Nobre.

Paralisados - Hoje, os trabalhadores na Conexel (grupo 2), de São Bernardo, pararam a produção por duas horas e devem permanecer de braços cruzados até que a fábrica aceite negociar. O mesmo ocorreu em Diadema, onde os metalúrgicos da Injecta (fundição) também não entraram para trabalhar, o que levou a fábrica a abrir negociação com o sindicato.

Após seis dias de greve, a Otis, de São Bernardo, firmou compromisso com o sindicato e os trabalhadores voltaram à produção ainda na manhã de hoje.
...
COPYRIGHT © - RADAR AUTO PEÇAS - 2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.